QUEM SOU EU

Minha foto
Sou aluna do curso de História da Universidade Estadual da Paraíba, sou educadora do ensino fundamental, tenho 21 anos e resido em Campina Grande à 18 anos desde que me mudei de minha terra natal a grande São Paulo e ainda criança vim para a Paraíba pela qual me considero filha desta terra e fascinada por sua belíssima história...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Distrito de São José da Mata



Fundada pelo português João Miguel Leão, latifundiário e descendente de D. João VI, filho de Inácio Leão, grande latifundiário em Alagoas. São José da Mata é um distrito da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Possui uma mata rica em biodiversidade, orquídeas, samambaias, entre outras que dividem o espaço com plantas nativas que colorem a paisagem na época de chuva da região como os ipês. Está também incluida no Maior São João do Mundo, realizado entre os meses de junho e julho, na cidade de Campina Grande. O padroeiro é São José, a quem são dedicados festas em sua homenagem todos os anos, no dia 19 de março, onde acontecem missas campais, parque de diversões e a cavalgada que atrai centenas de pessoas e cavalheiros da região.
A cavalgada foi idealizada em 1995 por moradores do distrito, e tem por objetivo de engrandecer a festa do padroeiro, integrar municípios e comunidades rurais. No início contava apenas com 78 cavalheiros, chegando ao longo do tempo a superar os setecentos integrantes. Outro grande destaque é a multidão que observa a passagem dos participantes por todos os sete quilômetros do trajedo, iniciado na cidade de Puxinanã até o distrito de São José da Mata.
A cavalgada de São José é uma realização dos moradores da comunidade e conta com o patrocínio de comerciantes da região e com o apoio da Congregação do Padres Redentoristas, da TV Paraíba e de prefeituras de municípios próximos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Revolta de Quebra Quilos



Liderada por João Vieira, mais conhecido por João Carga d'Água em 1874 foi deflagrada a insurreição dos Quebra Quilos. Descendo a serra de Bodopitá, João Vieira e os demais revoltosos invadiram a feira da cidade quebrando as medidas ( caixas de um e cinco litros ) que eram concedidas pelo município aos feirantes e jogaram os pesos no Açude Velho. A revolta teve tanta repercussão que não somente se alongou para outras cidades do Cariri e do Brejo como ultrapassou as fronteiras do estado, alcançando de Pernambuco a Alagoas.
Após algum tempo os revoltosos se encontravam em grande quantidade e muito bem armados. Eram liderados por Manoel de Souza Barbosa, conhecido como Neco de Barros e por Alexandre de Viveiros. Um dos objetivos de Alexandre de Viveiros era se ver livre das provas de crime que lhe denunciavam e juntos invadiram a cadeia da cidade, libertaram todos os presidiários e tocaram fogo nos cartórios e no arquivo municipal. Depois de alguns meses a revolta foi impedida pelas forças policiais. Alexandre de viveiros foi preso, mais João da carga d'água ficou desaparecido. Após o incidente os policiais abusaram da população sem motivo prendendo e espancando campinenses inocentes e até ilustres. Sofreram novamente com os cangaceiros de Neco de Barros e Alexandre Viveiros e por fim sofreram com a própria polícia.

2010!



Depois da bela decoração que enfeitou toda a cidade de Campina Grande estamos de volta para transmitir para vocês mais informações sobre a nossa cidade.
Neste ano de 2009, Campina Grande foi muito bem ornamentada e iluminada pela Prefeitura municipal da cidade, contando com enfeites natalinos, iluminação em todas as praças e áreas de lazer da cidade, embelezando os olhares curiosos dos campinenses que ficaram extremamente fascinados com a beleza da cidade.
Em toda a parte se ouviam elogios sobre tal ornamentação, sem esquecer de ressaltar a queima de fogos no açude velho no reveillón em Campina Grande que enfeitiçou os olhares paraibanos.
Então caros amigos fiquem atentos para as novas postagens sobre a nossa rainha da borborema.