QUEM SOU EU

Minha foto
Sou aluna do curso de História da Universidade Estadual da Paraíba, sou educadora do ensino fundamental, tenho 21 anos e resido em Campina Grande à 18 anos desde que me mudei de minha terra natal a grande São Paulo e ainda criança vim para a Paraíba pela qual me considero filha desta terra e fascinada por sua belíssima história...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

As Praças de Campina - Ontem e hoje


PRAÇA DA BANDEIRA

Considerada a principal praça da cidade de Campina Grande, a Praça da Bandeira está situada no Centro da cidade. Esta possui uma área de 3.550 m², sendo conhecida como "praça dos pombos" devido à grande quantidade destes que vivem no lugar.
Seu nome foi dado em homenagem a um dos símbolos nacionais: a Bandeira. O prefeito campinense Vergniaud Wanderley (18/12/1935 - 01/03/1938 e 20/08/1940 - 01/03/1945) fez uma série de reformas na cidade com o intuito de desobstruir a região central e para acomodar o hotel que viria a inaugurar, o Grande Hotel. Vergniaud Construiu o edifício da Prefeitura Municipal e outros edifícios públicos;indenizou algumas casas que estavam situadas na região, criando assim ruas que atualmente são importantes no centro da cidade e abrindo o caminho para o oeste. Essas alterações resultaram na destruição do Largo da Matriz (praça vizinha à atual catedral) e o Largo do Rosário (praça vizinha à Igreja Nossa Senhora do Rosário). O Largo da Matriz foi destruída, sobrando apenas a matriz (catedral, que era vizinha à praça) no lugar. Já a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi indenizada e demolida, ampliando a perspectiva de crescimento da avenida. A Rua Visconde de Pelotas, que dava no largo, também foi destruída. Assim, o Largo do Rosário foi modificado, adicionando-se cafés e confeitarias tornando-se a Praça Índios Cariris, mas tarde chamada de Praça da Bandeira, um novo espaço de lazer para os campinenses. Atualmente serve de área de lazer e para eventos políticos e sociais. Durante O Maior São João do Mundo e o Festival de Inverno (Campina Grande), a Praça da Bandeira é utilizada como mais um local destinado a realização de shows e eventos.

Fonte: http://cgretalhos.blogspot.com

http://wikipedia.com

Nenhum comentário: