QUEM SOU EU

Minha foto
Sou aluna do curso de História da Universidade Estadual da Paraíba, sou educadora do ensino fundamental, tenho 21 anos e resido em Campina Grande à 18 anos desde que me mudei de minha terra natal a grande São Paulo e ainda criança vim para a Paraíba pela qual me considero filha desta terra e fascinada por sua belíssima história...

domingo, 20 de dezembro de 2009

O Açude Velho



Sendo o primeiro açude que Campina Grande teve, o Açude Velho foi construído devido a seca que o nordeste enfrentou de 1824 a 1828, foi realizado pelo governo provincial em 1828 e concluída em 1830 sendo considerado por mais de um século o maior açude de Campina Grande.
Não apenas os campinenses mais também todos os habitantes dos municípios da Serra da Borborema se beneficiaram do Açude Velho.
Logo depois dele foram construídos o Açude Novo(1830) e o Açude de Bodocongó(1915).
A cidade passou por outra grande seca nos anos de 1845 e 1877 e o Açude Velho foi de grande importância para abastecer a cidade, hoje em dia é o principal cartão postal da cidade, que embeleza e enfeitiça os olhos dos turistas que aqui vem para conhecê-lo.

Nenhum comentário: