QUEM SOU EU

Minha foto
Sou aluna do curso de História da Universidade Estadual da Paraíba, sou educadora do ensino fundamental, tenho 21 anos e resido em Campina Grande à 18 anos desde que me mudei de minha terra natal a grande São Paulo e ainda criança vim para a Paraíba pela qual me considero filha desta terra e fascinada por sua belíssima história...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Distrito de São José da Mata



Fundada pelo português João Miguel Leão, latifundiário e descendente de D. João VI, filho de Inácio Leão, grande latifundiário em Alagoas. São José da Mata é um distrito da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Possui uma mata rica em biodiversidade, orquídeas, samambaias, entre outras que dividem o espaço com plantas nativas que colorem a paisagem na época de chuva da região como os ipês. Está também incluida no Maior São João do Mundo, realizado entre os meses de junho e julho, na cidade de Campina Grande. O padroeiro é São José, a quem são dedicados festas em sua homenagem todos os anos, no dia 19 de março, onde acontecem missas campais, parque de diversões e a cavalgada que atrai centenas de pessoas e cavalheiros da região.
A cavalgada foi idealizada em 1995 por moradores do distrito, e tem por objetivo de engrandecer a festa do padroeiro, integrar municípios e comunidades rurais. No início contava apenas com 78 cavalheiros, chegando ao longo do tempo a superar os setecentos integrantes. Outro grande destaque é a multidão que observa a passagem dos participantes por todos os sete quilômetros do trajedo, iniciado na cidade de Puxinanã até o distrito de São José da Mata.
A cavalgada de São José é uma realização dos moradores da comunidade e conta com o patrocínio de comerciantes da região e com o apoio da Congregação do Padres Redentoristas, da TV Paraíba e de prefeituras de municípios próximos.

Nenhum comentário: