QUEM SOU EU

Minha foto
Sou aluna do curso de História da Universidade Estadual da Paraíba, sou educadora do ensino fundamental, tenho 21 anos e resido em Campina Grande à 18 anos desde que me mudei de minha terra natal a grande São Paulo e ainda criança vim para a Paraíba pela qual me considero filha desta terra e fascinada por sua belíssima história...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Revolta de Quebra Quilos



Liderada por João Vieira, mais conhecido por João Carga d'Água em 1874 foi deflagrada a insurreição dos Quebra Quilos. Descendo a serra de Bodopitá, João Vieira e os demais revoltosos invadiram a feira da cidade quebrando as medidas ( caixas de um e cinco litros ) que eram concedidas pelo município aos feirantes e jogaram os pesos no Açude Velho. A revolta teve tanta repercussão que não somente se alongou para outras cidades do Cariri e do Brejo como ultrapassou as fronteiras do estado, alcançando de Pernambuco a Alagoas.
Após algum tempo os revoltosos se encontravam em grande quantidade e muito bem armados. Eram liderados por Manoel de Souza Barbosa, conhecido como Neco de Barros e por Alexandre de Viveiros. Um dos objetivos de Alexandre de Viveiros era se ver livre das provas de crime que lhe denunciavam e juntos invadiram a cadeia da cidade, libertaram todos os presidiários e tocaram fogo nos cartórios e no arquivo municipal. Depois de alguns meses a revolta foi impedida pelas forças policiais. Alexandre de viveiros foi preso, mais João da carga d'água ficou desaparecido. Após o incidente os policiais abusaram da população sem motivo prendendo e espancando campinenses inocentes e até ilustres. Sofreram novamente com os cangaceiros de Neco de Barros e Alexandre Viveiros e por fim sofreram com a própria polícia.

Nenhum comentário: