QUEM SOU EU

Minha foto
Sou aluna do curso de História da Universidade Estadual da Paraíba, sou educadora do ensino fundamental, tenho 21 anos e resido em Campina Grande à 18 anos desde que me mudei de minha terra natal a grande São Paulo e ainda criança vim para a Paraíba pela qual me considero filha desta terra e fascinada por sua belíssima história...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

"O OURO BRANCO"



No início do século XX a cidade de Campina Grande passou a se desenvolver e as mudanças econômicas e na vida da sociedade daquela época passarama sofrer alterações. O algodão chegou em Campina Grande no início do século XX e foi a atividade responsável pelo crescimento da cidade, passando a atrair comerciantes de todas as regiões da Paraíba e de todo o nordeste. Até meados de 1940, Campina Grande era a segunda maoir exportadora de algodão do mundo, ficando atrás apenas de Liverpool na Inglaterra. Por isso já foi considerada a "Liverpool brasileira".
Devido ao algodão, Campina Grande deu um enorme salto na sua população que representava um crescimento de 650% em 32 anos. É importante ressaltar que Campina Grande nunca produziu algodão, ela era a única cidade do interior a possuir a máquina responsável pela exportação da matéria prima que vonha das outras cidades vizinhas.
Com a chegada das linhas ferroviárias em Campina Grande o beneficiamento do algodão teve um enorme impulso para a cidade. Com a chegada do trem , Campina Grande pode exportar sua produção mais facilmente o ( OURO BRANCO) assim também como outros produtos foram transportados para os portos mais próximos como o de Recife.
A Paraíba até 1931 produzia cerca de 23 milhões de quilos de algodão em caroço. Com a crise do café em São Paulo, este passou a produzir algodão como alternativa e em 1933 São Paulo já produzia 105 milhões de quilos em comparação com os seus 3,9 milhões em 1929.
Vários foram os fatores que contribuiram para a decadência do algodão em Campina Grande, dentre elas podemos destacar a inexistência de um porto na Paraíba para grandes navios, tornando Campina Grande extremamente dependente de Recife; O preço em comparação com o produto produzido em São Paulo; E o ingresso de outras empresas estrangeiras no mercado do algodão.

Nenhum comentário: